Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2018 e 2019 foram diagnosticados 21.290 novos casos de câncer de estômago no Brasil, sendo os homens os mais afetados (13.540 casos). Ainda segundo o instituto, esse tipo de câncer é o quarto mais frequente em homens e o sexto nas mulheres.
Estima-se que cerca de 60% dos casos de câncer de estômago ocorram em indivíduos com mais de 65 anos, sendo ele mais comum, segundo pesquisas, nos países industrializados.
Entre os principais fatores de risco para o surgimento da doença podemos citar:
- Infecção gástrica pelo H. pylori;
- Idade avançada;
- Gênero masculino;
- Hábitos de vida (dieta pobre em produtos de origem vegetal, rica em sal, consumo de alimentos processados e defumados);
- Exposição a drogas, como o tabagismo;
- Comorbidades como gastrite crônica atrófica, metaplasia intestinal da mucosa gástrica, anemia perniciosa, pólipo adenomatoso do estômago,
- Gastrite hipertrófica;
- História de câncer gástrico na família.
O principal método utilizado para o diagnóstico do câncer de estômago é o exame de endoscopia digestiva alta, e após confirmado, o tratamento vai depender de como a doença se apresenta para cada paciente.
É essencial manter seu check-up médico em dia para que, caso o tumor seja descoberto, o mesmo ocorra em sua fase inicial, o que aumenta e muito as chances de sucesso no tratamento.
Vila Velha - ES
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vila Velha - ES, 29.056-235
Serra - ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 558,
Ed. Metropolitano Tower, andar 2,
anexo ao Hospital Meridional Serra
Parque Res. Laranjeiras, Serra - ES, 29165-680
drfeliperezendeadm@gmail.com