O “prazol” é um medicamento muito utilizado no tratamento do refluxo, porém, é importante entender que o tratamento da doença ocorre de forma multidisciplinar, e que só fazer o uso do medicamento provavelmente não vai melhorar ou eliminar os sintomas.
O tratamento do refluxo é dividido, basicamente, em três pilares:
- Adequação da dieta e do peso – existem alimentos que não são indicados para quem tem refluxo, pois afloram os sintomas, sendo assim, a pessoa quando diagnosticada, deve seguir a dieta indicada pelo médico, evitando esses alimentos. Além disso, estar com o peso adequado também é muito importante para evitar os sintomas;
- Tratamento medicamentoso – fazer o uso do “prazol” de forma adequada;
- Medidas comportamentais – é comprovado que os sintomas do refluxo podem piorar no caso do paciente estar ansioso ou deprimido, por exemplo, por isso é importante também estar atento a essa parte social/comportamental.
Vale a pena salientar que, mesmo seguindo todas as orientações da forma correta, é possível que o paciente não responda de forma satisfatória ao tratamento. Nesses casos o gastroenterologista irá avaliar tanto a possibilidade de outros diagnósticos (pirose funcional, acalasia, esofagites, esvaziamento gástrico lento, entre outros) quanto a necessidade de um tratamento endoscópico ou cirúrgico.
Vila Velha - ES
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vila Velha - ES, 29.056-235
Serra - ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 558,
Ed. Metropolitano Tower, andar 2,
anexo ao Hospital Meridional Serra
Parque Res. Laranjeiras, Serra - ES, 29165-680
drfeliperezendeadm@gmail.com