Como já falamos anteriormente, a gastrite é um distúrbio inflamatório que afeta a mucosa do estômago e que pode ser desencadeada por diversos fatores, e um deles é, sim, o consumo em excesso de sódio. A principal fonte de sódio presente em nossa alimentação é o sal de cozinha, sendo assim, maneirar na adição de sal na comida vai além das preocupações com a saúde cardiovascular como muitos pensam.
Segundo estudos, o consumo excessivo de sódio pode afetar de forma negativa as células estomacais, fazendo com que a produção de ácido clorídrico seja maior do que o normal e, consequentemente, deixando o estômago mais ácido e desencadeando ou agravando os sintomas da gastrite.
Vale salientar também que o excesso de sódio na dieta causa o aumento da pressão arterial e também pelo aumento da retenção de líquidos, sobrecarregando o sistema circulatório e aumentando a inflamação.
Sendo assim, reduzir a ingestão de sódio é essencial tanto para quem não sofre com a gastrite, para evitar o surgimento do problema, quanto para quem sofre, pois minimiza as chances de aumento na inflamação.
Cuide da sua saúde estomacal e viva com mais qualidade!
Vila Velha - ES
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vila Velha - ES, 29.056-235
Serra - ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 558,
Ed. Metropolitano Tower, andar 2,
anexo ao Hospital Meridional Serra
Parque Res. Laranjeiras, Serra - ES, 29165-680
drfeliperezendeadm@gmail.com