A colecistectomia é uma cirurgia realizada para a retirada da vesícula biliar, geralmente realizada devido à presença de cálculos biliares.
Cerca de 10% dos pacientes submetidos a esse procedimento apresentam diarreia após o mesmo, o quadro costuma ser de fezes pastosas ou líquidas, sem a presença de febre ou cólica, porém requer atenção e urgência na busca de ajuda médica.
O problema pode estar associado a diversos fatores, inclusive a doenças que não foram diagnosticadas antes da cirurgia e costuma estar relacionado aos ácidos biliares.
Quando identificada a diarreia pós-colecistectomia é importante fazer:
- Investigação detalhada para excluir outras possíveis causas;
- Alterações na dieta, com acompanhamento de um nutricionista;
- Indicação de tratamento de acordo com cada caso. O mais eficaz, segundo estudos é com a Colestiramina, porém, deve ser administrado com cautela por poder causar efeitos colaterais;
- Existem também outros tratamentos com a adminstração de Racecadotril e Loperamida, enzimas digestivas, probióticos e bismuto (sais de alumínio).
Por se tratar de um problema que pode ser causado por doenças pré-existentes, a indicação principal é procurar um gastroenterologista antes da realização da mesma, assim ele poderá auxiliar com seu diagnóstico diferencial, além de prevenir possíveis complicações pós-cirúrgicas.
Vila Velha - ES
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vila Velha - ES, 29.056-235
Serra - ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 558,
Ed. Metropolitano Tower, andar 2,
anexo ao Hospital Meridional Serra
Parque Res. Laranjeiras, Serra - ES, 29165-680
drfeliperezendeadm@gmail.com