Apesar de serem saudáveis, as frutas são ricas em um tipo de açúcar chamado frutose, o qual se apresenta em maiores quantidades quando consumimos frutas em forma de suco, além de ser absorvida mais facilmente pelo nosso organismo. Outro ponto importante é que em algumas pessoas a ingestão de frutose está diretamente ligada à resistência à insulina e diabetes mellitus, que são fatores de risco para a esteatose hepática.
Quando uma pessoa possui o diagnóstico de gordura no fígado o ideal é evitar o consumo excessivo de sucos de frutas, isso porque, a frutose é um tipo de açúcar monossacarídeo, o qual tem sua maior parte metabolizada pelo fígado, que o transforma em ácidos graxos e que são depositados nas células hepáticas na forma de triglicérides, que por fim, pode causar o acúmulo de gordura no fígado.
É importante manter hábitos alimentares e de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Além disso, fazer um acompanhamento com um médico especializado também vai te ajudar a fazer as escolhas certas na hora da sua alimentação, até porque a frutose mais prejudicial é a que está presente em refrigerantes industrializados, sucos artificiais de fruta, xarope de agave e mel, além dos adoçantes artificiais à base de frutose.
Cuide-se e viva com saúde!
Vila Velha - ES
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vila Velha - ES, 29.056-235
Serra - ES
Av. Eldes Scherrer Souza, 558,
Ed. Metropolitano Tower, andar 2,
anexo ao Hospital Meridional Serra
Parque Res. Laranjeiras, Serra - ES, 29165-680
drfeliperezendeadm@gmail.com